Skip to content

Iniciativa da Itagi Agro apoia a talentosa Maria Eduarda e incentiva o esporte entre os jovens

Blog Itagi

Em dezembro de 2021, Dona Maria Lúcia dos Reis Silva, ex-colaboradora da Itagi Agro, foi a uma confraternização de fim de ano da empresa, acompanhada por sua filha, Maria Eduarda Ferreira da Silva, nossa atleta de Karatê. Na ocasião, Dona Maria Lúcia, que atuava como cozinheira no evento, e Maria Eduarda conversaram com os diretores da Itagi Agro, presentes no evento, sobre o esporte praticado pela jovem, incluindo os campeonatos em que ela já havia participado e os que estavam previstos para o ano seguinte.

 

Foi então que Maria Eduarda solicitou apoio da empresa para aquisição de dois quimonos – uma túnica longa, transpassada e presa com uma faixa – que seriam utilizados na primeira etapa do Brasileirão de Karatê, em João Pessoa, na Paraíba. Esse pedido foi prontamente concedido pelo diretor, e assim nasceu o Karatê Agro Itagi – uma iniciativa da empresa para incentivar o esporte entre os jovens e apoiar Maria Eduarda.

 

Conhecendo nossa atleta

Maria Eduarda vem de uma família simples, mas muito empenhada e dedicada. Moradora do bairro Jardim Marista, em Trindade-GO, a atleta vive com a mãe e o irmão mais velho, assumindo juntos as despesas da casa. “Nossa condição financeira é baixa, então nós dividimos as contas de casa, como energia, água e alimentação, com o meu meio salário de jovem aprendiz”, afirma a jovem. Embora organizem suas finanças para que ela possa continuar praticando e competindo o karatê, muitas vezes isso não é suficiente. “Quando preciso de algo, como material, às vezes uso parte do meu salário ou peço ajuda à Itagi Agro, que sempre me atende”, diz.

 

Atualmente cursando o último ano do ensino médio, Maria Eduarda pretende continuar estudando e competindo. Ela participa de diversas competições, incluindo o Campeonato Goiano, o Campeonato Brasileiro Esportivo, a Copa Brasil e, agora, o Pan American Karate Championship. “Meu objetivo é participar do Mundial no ano que vem, em Buenos Aires, Argentina”, diz com esperança. 

 

Desenvolvimento social, bem-estar físico e mental. 

Maria Eduarda afirma que pratica o Karatê por disciplina, desenvolvimento social, técnicas de autodefesa e para ter uma vida saudável. Segundo ela, o apoio da Itagi Agro é fundamental para atingir esses objetivos, especialmente em competições internacionais. “Eu me sinto reconhecida por vocês e por outras pessoas”, conclui.

 

A prática do Karatê pode promover a saúde e o bem-estar, valores importantes para o agronegócio. Para a Itagi Agro, apoiar o esporte é uma forma de incentivar jovens a buscar propósitos maiores em suas vidas, algo que Maria Eduarda tem demonstrado com muita determinação.

 

Atualmente, a empresa colabora regularmente com o patrocínio dos custos de hospedagem, inscrições, roupas especiais e outras necessidades específicas para os campeonatos e treinos realizados pela atleta.

 

Pan Americano de Karatê 

O campeonato, com apoio total da Itagi Agro, teve início nesta segunda-feira, 12, e vai até dia 16 de julho na cidade de Caçapava, São Paulo. A Maria Eduarda está competindo com as categorias, Marrom e Preta Feminino – 16/17 anos, levando o nome da Itagi Agro e de todos os trindadenses neste importante evento esportivo.