Skip to content

Jarley Couto, CEO do Grupo Itagi Agro, discute os desafios e apresenta soluções para o agronegócio no Seminário da OAB-GO

Blog Itagi

Na última segunda-feira, dia 11, Goiânia sediou o Seminário “Agronegócio – Soluções Financeiras e Tributárias no Momento de Crise” na sede da Escola Superior de Advocacia – ESA/GO da OAB-GO. O CEO e Diretor Comercial do Grupo Itagi Agro, Jarley Wellington do Couto, participou como palestrante, abordando questões cruciais para o setor. O evento, voltado para advogados especializados em agronegócio, também atraiu a atenção de agricultores, pecuaristas e outros envolvidos nas cadeias produtivas do setor.

 

Com o objetivo de esclarecer os desafios financeiros, tributários e a volatilidade econômica inerente a períodos de crise, o seminário explorou temas como a Recuperação Judicial do produtor rural, uma alternativa crucial em tempos difíceis; o papel do Mercado Financeiro no contexto do agronegócio; os desafios enfrentados pela Agroindústria e os custos de produção em meio à crise; Soluções Fiscais em tempos turbulentos no agronegócio; e as Perspectivas Políticas para 2024.

 

No painel “Mercado Financeiro e Agronegócio”, Jarley Couto compartilhou insights sobre os desafios enfrentados pelos agricultores e pelas empresas de revenda de insumos agrícolas. Para enriquecer o debate, o CEO do Grupo Itagi Agro fez uma retrospectiva dos eventos desde o início da pandemia de COVID-19, passando pela Guerra da Ucrânia, as eleições do ano passado, a Guerra da Faixa de Gaza e, por último, a situação climática desfavorável causada pelos fenômenos El Niño e La Niña. Ele enfatizou que tudo isso somado à instabilidade econômica e política que o país vive atualmente impactam ainda mais a atual crise no setor agrícola.

 

Jarley destacou a necessidade de união entre os produtores e as diversas cadeias produtivas do agronegócio para superar a crise. Além dessa união,  ele ressalta que, eventos como esse, promovidos pela OAB – Seção de Goiás, representam uma abordagem valiosa que deveria ser adotada por outros setores da sociedade. Ele ressaltou que o agronegócio, muitas vezes, se comunica apenas internamente, e eventos como esse, ao direcionar a palavra aos advogados, proporcionam uma oportunidade de superar essa limitação e de abandonar a visão romântica de que o “Agro é Pop”. Na visão de Jarley, com serenidade e lucidez, o setor agrícola continua forte e capaz de superar esses desafios, assim como já fez em épocas passadas.